terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Acadêmicos do Tucuruvi promete fazer nevar no sambódromo


Em pleno verão, vai nevar no Anhembi. Essa é a promessa da Acadêmicos de Tucuruvi, escola da Zona Norte de São Paulo, que neste ano tem o enredo "Hummm... É tempo de sorvete, do oriente ao ocidente o alimento refrescante e nutritivo".
Segundo o carnavalesco da Tucuruvi, Armando Barbosa, de 38 anos, a neve "é onde tudo começou"."Vamos contar a história do sorvete como ela realmente é", diz. Barbosa conta que pesquisou em pelo menos 10 livros para desenvolver o carnaval da Tucuruvi. De acordo com ele, o sorvete teria sido criado pelos chineses, que decidiram misturar neve, mel e suco de fruta. Depois, a iguaria teria sido copiada em todo mundo e acabou caindo no gosto de grandes personalidades da história.

Clique aqui e confira o samba da escola
"Nero, o imperador de Roma, mandava exércitos de escravos para as montanhas mais altas do mundo para conseguir o que ele chamava de 'a delicia gelada'", relata. A Acadêmicos do Tucuruvi será a segunda escola a desfilar em 1º de fevereiro e levará ao sambódromo 21 alas, cinco carros alegóricos e cerca de três mil componentes. Entre todos, Barbosa chama a atenção para a bateria.
Saiba mais
» Série sobre as escolas do grupo especial
"Para quem vir de cima, vai parecer um pote de sorvete napolitano", afirma o carnavalesco, que após passar por Barroca Zona Sul e Camisa Verde e Branco, estréia neste ano na Acadêmicos do Tucuruvi.
Primeira vez
Outra que fará um desfile com sabor de primeira vez é a administradora de empresas Valéria de Paula, de 30 anos. Há cinco anos na escola, ela estréia como rainha de bateria neste carnaval. “Foi uma surpresa para mim. Tive de esperar três meses para saber o resultado”, conta.
A preparação de Valéria iniciou-se em março. A mulata – de 1,77 m, 62 kg, 86 cm de busto, 62 de cintura e 92 cm de quadril – conta que pratica uma hora e meia de aula, de segunda a sábado. “Até setembro, o trabalho foi de resistência; agora, é de reforço muscular para aprimorar a estética”, explica a rainha.
Mas o carnaval preparado pela Tucuruvi promete ter muito mais que estímulos visuais. De acordo com Armando Barbosa, serão distribuídos 1.500 potinhos de sorvetes, de sabores variados, durante o desfile. E para terminar em grande estilo, ele promete espalhar o aroma dessa iguaria pelo Anhembi.
Mesmo com tantos trunfos, Barbosa evita pensar que a disputa pelo título de melhor escola de 2008 está ganho. "Carnaval se ganha na avenida. Mas, com certeza, quem tiver oportunidade de ver a Tucuruvi verá um espetáculo muito bonito e uma Tucuruvi renovada", aposta.
initZoom('mudaFonte');

Nenhum comentário: